terça-feira, 10 de julho de 2012

"Para sempre", Alyson Nöel

Hey, pessoal!
Bem, eu já tinha lido esse livro a bastante tempo, mas estava reunindo coragem para postá-lo aqui no blog. 
Pra começar, vocês precisam saber que Para sempre já causou muita polêmica por aí. É que nem Beijada por um anjo, digamos assim, só que é um livro bem mais famoso (e foi lançado a bastante tempo). Vocês já devem ter percebido que tenho o costume de ler livros bem comentados, que possuem tantos fãs malucos quanto odiadores de carteirinha. Pois bem, vou apresentá-lo melhor para vocês. 

Nome: Para sempre (Evermore)
Série: Os Imortais, livro 1
Autora: Alyson Nöel
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 255

Sinopse
Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. É insuportável. Ela foge do contato humano, esconde-se sob um capuz e não tira dos ouvidos os fones do Ipod, cujo som alto encobre o som das mentes a seu redor. Até que surge Damen. Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ever não entende o porquê disso, mas é incapaz de resistir à paz que ele lhe proporciona, à sensação de, novamente, ser uma pessoa normal. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida... e apaixonada.

Comentários
Se você quer um livro que faça você suspirar e ficar sonhando acordada pensando na história, chegou ao lugar certo. De fato, Para sempre é daqueles livros que você se lembra para o resto da vida e não esquece de nenhum detalhe, inclusive dos personagens. Mas vamos a história.
Ever era uma líder de torcida popular, com direito de uma melhor amiga e um namorado lindo, além de uma família perfeita e feliz. Só que um dia, enquanto seguia com os pais e a irmã para um torneio da escola (líderes de torcida) em outra cidade, eles sofrem um acidente e Ever é a única sobrevivente. Ela praticamente perde tudo, se não fosse pela sua tia, que fica com a sua tutela. Nossa personagem vai para outra cidade e inicia uma vida nova, porém muito diferente do que ela estava acostumada.
Ever ainda sente muita falta da sua família, mas algo a perturba ainda mais: após o acidente, ela recebe dons sobrenaturais, como ler pensamentos e enxergar a cor da aura das pessoas. Mas o problema é que Ever não consegue controlá-los e não tem ninguém que ajude-a com isso. 
Enfim, na escola nova, ela passa a fazer parte da turminha dos excluídos, bem diferente do que ela era antes. Tem uma rival que a inferniza todos os dias e sua vida é... digamos, miserável. Só que aí (claro), chega Damen (sem dúvida a melhor parte da história, HAHA), que faz com que a vida de Ever dê uma melhorada enorme. Só que ele possui algo que o diferencia dos outros garotos e isso inquieta muito a nossa personagem.
Eu não vou dizer o resto da história, até porque não vai ter graça. Mas garanto que Alyson Noel soube muito bem, pelo menos nesse livro, utilizar o espaço que tinha para distribuir os acontecimentos da história, que por sinal é narrada em primeira pessoa (Ever). A leitura é simples e rápida, então você "devora" ou livro em até um dia, acho. 
O grande problema do livro é a personagem principal, que tem 16 anos, aliás, é muito bobinha pra idade que tem. Em algumas cenas ela faz muita besteira e eu não só falo de Para sempre. Falo dos outros livros da série, como Lua azul, Terra de sombras  ou Chama negra. Você começa a ter piedade da personagem, mas a partir dos livros que se seguem, você fica com raiva dela por tanta coisa ridícula que ela faz. Só em Estrela da noite e Infinito que eu, pelo menos, simpatizei e adorei o crescimento da personagem. Ela fica até mais sábia que o próprio Damen. 
Enfim vale a pena ler, até porque ele trás alguns ensinamentos relacionados a espiritualidade, carma, auras, essas coisas. Se você tem curiosidade de ler sobre esse assunto de uma maneira leve, esse livro é uma boa pedida. 
Não posso deixar de comentar que a capa de Para sempre é simplesmente linda! Foi o que mais me atraiu de primeira a história. Todas as outras capas da série são simplesmente perfeitas... foi também por causa da capa (e até do enredo) que comecei a amar tulipas :P Espero não ser a única. 

Bem, estou parando por aqui. Em breve volto com mais resenhas!

Um comentário:

Unknown disse...

Eu simplesmente amei este livro *-* e a sua resenha ficou ótima!

Estou começando a ler o 4º, ah fiz a resenha deste livro no meu blog também rsrs, estou um pouco atrasada pra postar as outras ;/

Seguindo!

xoxo