Oi, pessoal! I'm back!
Clima de férias, todo mundo de pernas pro ar... que tal ler um livro mais "levinho" durante esse período que a gente passa em casa?
A aposta de hoje é Poderosa, o primeiro livro da série com o mesmo nome, criada por Sérgio Klein.
Confesso que li esse livro há tempos atrás (anos atrás, na verdade), mas ainda acho que é uma boa opção para se distrair, não usar muitos miolos e ainda se divertir. Porém, eu considero esse livro mais para a faixa 12-14 anos, já que ele é um livro lúdico, mas não ao ponto de pessoas mais novas do que isso lerem ele sem fazerem caretas.
Enfim, vamos deixar de conversa. Eis aqui Poderosa.
Nome: Poderosa
Autor: Sérgio Klein
Editora: Fundamento
Livro 1
Nº de páginas: 185
Autor: Sérgio Klein
Editora: Fundamento
Livro 1
Nº de páginas: 185
Sinopse
O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d Arc e provoca uma reviravolta na História.Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.
O livro
Bem, quando você começa a ler o livro, Joana Dalva, a personagem principal, parece mais uma adolescente qualquer. Tem sonhos, desejos, alguns problemas familiares, gosta de um garoto da escola, tem uma rival... enfim, a vida que muitas adolescentes levam hoje.
Então um dia, quando ela tenta improvisar um trabalho de História sobre Joana D'Arc (o que não é bem visto pelo seu professor) inventando sobre essa heroína, ocorre uma reviravolta na história. Tudo o que ela inventara sobre essa guerreira se torna realidade, porém, ninguém além de Joana Dalva desconfia do porquê daquilo ter acontecido.
Ela descobre que tem um dom, o que faz com que o mundo inteiro esteja nas suas mãos. E bem, o livro é basicamente como Joana lida com esses novos poderes e os problemas que vão surgindo devido as consequências de seu uso. Eu confesso que dei algumas gargalhadas durante o livro e seus personagens... bem, você sempre consegue assimilar um amigo/amiga sua que pareça com eles. É uma narrativa leve, rápida e simples. Sem muitos mistérios, só pra distrair mesmo. Talvez vocês se identifiquem com a personagem principal (como eu, já que ela também queria ser escritora, mas enfim), já que ela pega todas as inseguranças, pensamentos e tal de uma garota na pré-adolescência.
Uma coisa que me surpreendeu bastante é como um homem (Sérgio Klein) pode escrever como se fosse uma mulher e, tão bem! Você imagina mesmo uma menina narrando e talvez, se você lesse o livro sem saber quem escreveu (ou o gênero dessa pessoa), nunca saberia que foi um homem que escreveu.
Bem, por enquanto é isso! Em breve volto com mais novidades. Abraços :P
Um comentário:
Adorei!
Postar um comentário