quarta-feira, 18 de abril de 2012

"Sangue Quente" - Isaac Marion

Olha eu aqui de novo! :D
Estava fazendo uma pesquisa básica sobre alguns livros que eu estava lendo e então tive a brilhante ideia: que tal  postar no blog sobre "Sangue Quente", de I. Marion? Vejam a sinopse.

Sinopse

"OI, EU SOU UM ZUMBI e isso não é tão ruim assim. Me desculpe por não poder me apresentar direito, mas não me lembro do meu nome, nenhum de nós lembra. Também nos esquecemos de nossos aniversários e das senhas do banco. Acho que meu nome começava com R, É engraçado, porque, quando era vivo, vivia me esquecendo do nome dos outros. Estou descobrindo que esse tipo de ironia está muito presente na vida dos zumbis, mas é difícil rir quando mal consigo falar.".
Em algum momento da história, os zumbis apareceram e agora o mundo está destruído. Os humanos normais fugiram para dentro de grandes estádios de futebol e lá criaram suas pequenas comunidades. Mas nossa história é contada no ponto de vista de R, um zumbi que se arrasta como os outros, come carne e cérebros (a mais fina iguaria) como os outros, mas que, às vezes, tem sonhos de como era ser humano, tenta se lembrar de sua vida anterior e filosofa sobre isso.
Um dia, em uma caçada, R encontra Julie e, no meio da carnificina que sue grupo impõe ao dela, algo o impede de matá-la. Mas o que aconteceu? Será que ela é diferente? É possível haver atração entre humanos e zumbis? Serão eles Romeu e Julieta de um mundo pós-apocalíptico?

Comentários  pessoais

Eu realmente acho Isaac Marion genial ao escrever "Sangue Quente", porque são poucos os escritores que têm a coragem de misturar romance com zumbis e tentar enlaçar os leitores desses gêneros textuais. Aconselho lê-lo se você gosta de um desses gêneros, senão a história será a mais bizarra do mundo pra você.
Quando li o livro, achei muito interessante Marion ter colocado um zumbi para narrá-lo. Vemos sempre em filmes os mocinhos fugindo de zumbis feios e irracionais, que só estão interessados em comer o cérebro das pessoas e sempre temos acesso aos fatos por um  ser humano, mas nunca através de um zumbi. Com o personagem R., essa visão passa a ser mais clara com relação a esse grupo que é tão destacado na ficção, pois você começa a entender o que eles pensavam, como agiam, como eram divididos e começa a compreender um pouco de suas atitudes.
R é um personagem que está passando por uma crise existencial, pois ele não sabe de onde veio, quem é e qual o seu papel numa sociedade que foi praticamente destruída pelos zumbis. Logo de cara você percebe que ele não é um zumbi como os outros, pois ele está sempre pensando sobre a vida e tentando descobrir quem de fato ele é. O livro tem até algumas cenas engraçadas (dele com seu amigo M.) e também trazem algumas lições de vida.
Um dia, numa caçada, R. se depara com um grupo de humanos em que Julie fazia parte, porém algo impede de matá-la como fez com outros humanos. Ele a esconde e a protege do ataque de seus "amigos" zumbis, levando-a para o local onde morava (o interior de uma avião). Desde então, eles passam a ser "amigos" e R. começa a sentir algo a mais por ela.
Admito que quem não estiver acostumado com esse tipo de livro (ficção sobre zumbis + romance) vai achar o enredo BEM viajado, sem qualquer lógica.  Mas garanto a vocês que a leitura desse livro vale realmente a pena e o final é bastante inesperado, até gratificante (para mim).
Mas esse livro é muito polêmico, pois muitos fãs de zumbis odiaram a mistura de ficção com romance. Outros, acharam a história um tanto interessante e até penetrante (foi o meu caso), apesar de ser um amor impossível. De fato, há previsão de que um filme baseado no livro entre nas salas de cinema em agosto desse ano. Só realmente espero que o diretor desse filme saiba representar bem os zumbis e que consiga mostrar o máximo da história possível, sem alterações para deixar o filme mais comercial. Assim, ele evita que a história se torne mais uma modinha e deixe de ser analisada com seriedade.

E então? Gostaram de "Sangue Quente"? Sentiram vontade de ler?
Um abraço! :D

Nenhum comentário: