Bem, hoje vou falar sobre o livro "O Menino do Pijama Listrado", de John Boyne. Porém, resolvi fazer algo diferente hoje: esse livro não é um romance, muito menos daqueles que te faz suspirar. Na verdade, eu poderia caracterizá-lo como drama, pois mostra um pouco em relação ao sofrimento que os judeus estavam passando durante o período da Segunda Guerra Mundial, com o nazismo.
Mas vamos deixar de blá-blá-blá, né pessoal? Vejam a sinopse.
Sinopse
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Comentários pessoais
Bruno é um garotinho de apenas nove anos que acaba de se mudar para um local isolado na Alemanha, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Ele teve que deixar tudo de mais feliz que ele tivera em Berlim, a capital, inclusive seus amigos mais chegados e seus colegas de escola. Tudo isso por razões que seus pais não tiveram coragem de contar.
Ao chegar na sua nova casa, Bruno percebe que ele não era como imaginava: não ficava numa fazenda, não era um local com muitas opções de diversão e ele não tinha mais nenhum amigo para se divertir. Suas aulas seriam com um professor particular, juntamente com sua irmã Gretel, o que diminuía a possibilidade de arrumar novas amizades.
Na sua nova casa, Bruno passa a receber visitas de oficiais do exército da Alemanha, já que seu pai era um membro militar do governo bastante importante. Ele ainda não entende o porquê de seu pai viver sempre tão ocupado e cercado de tantas pessoas, sem dizer ao certo de que profissão ele fazia parte.
Determinado a acabar com o tédio que sentia dentro da sua nova morada, Bruno começa a fazer expedições para fora dessa, caminhando e descobrindo coisas novas dentro de uma floresta próxima. Um dia, ele se depara com uma cerca, que o dividia de um grupo de pessoas com um pijama listrado. É a partir daí que todo o drama do livro começa.
Eu achei o livro muito bom, mas ele é triste, já que fala da violência que era aplicada aos judeus na Segunda Guerra e como essas pessoas sofriam. Há quem compare "O Menino do Pijama Listrado" com "O Diário de Anne Frank", já que ambas as obras falam sobre esse período conturbado entre judeus e alemães.
Há certo tempo também lançaram o filme "O Menino Do Pijama Listrado", uma adaptação
Eu não posso dar muitos detalhes sobre o livro, até porque pode até "acabaria com a graça" da história. Mas posso dizer que a história é de leitura rápida, simples e objetiva, o que facilita muito a compreensão do texto.
Bem, pessoal, eu vou indo.
Boa tarde a todos!
:P
Nenhum comentário:
Postar um comentário