Oi!
Depois de darmos uma voltinha nos livros de drama, vamos retornar aos romances. O próximo da lista é "Wake" ou "Despertar", livro 1 da Trilogia Wake, de Lisa MacMann. Que tal darmos uma olhadinha na sinopse?
Sinopse
Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare.
Comentários pessoais
Pessoal, esse é o tipo de livro que mistura ficção + romance, mas eu realmente acredito que o gênero dele seja esse último mesmo. Ele é narrado em terceira pessoa e possui uma formação interessante: ele é como um diário, em que seus capítulos são marcados por horas, minutos e segundos, raramente usando datas, dependendo dos acontecimentos da vida de Janie Hannagan, a personagem principal.
No livro, Janie possui 17 anos e está terminando seu último ano no colégio. Sua mãe é alcoólatra e ela não sabe quem é seu pai, fato que ela só descobre no último livro da série. De qualquer forma, como sua mãe não trabalhava, Janie tinha que sustentar sua mãe e ela mesma praticamente sozinha, inclusive juntar dinheiro para pagar sua futura faculdade.
Porém, além de ser uma garota super esforçada, Janie possui uma habilidade que a aterroriza desde os oito anos: ela consegue entrar nos sonhos e nos pesadelos das pessoas. Porém, ela nunca tinha conseguido controlar seus poderes, o que a obrigava em entrar em qualquer sonho ou pesadelo de quem ela estivesse por perto.
A vida da personagem também estava complicada, já que ela era excluída pelas patricinhas no colégio por ser pobre. É no meio do turbilhão da vida de Janie que ela passa a notar a existência de Cabel, um garoto "largadão" que estudava na sua escola, era excluído, pobre e ainda tinha envolvimento com drogas.
A partir desse comecinho, a história de Lisa McMann vai seguindo, mostrando todo o romance de Janie e Cabel que vai se formando, além de tentar desvendar um pouco sobre esse dom ou maldição que a personagem principal tinha recebido desde criança (entrar nos sonhos das pessoas).
Eu particularmente adorei a série, mas só recomendo o primeiro livro, por esse ter sido o mais animador da trilogia e o mais decente também.. haha. O texto é bastante objetivo, com uma linguagem clara, o que faz com que o livro tenha uma leitura bem mais rápida e prática. Você praticamente pode "devorá-lo" em algumas horas.
Uma coisa interessante que me atraiu no livro foi como os personagens podem ser reais, embora inseridos em um contexto irreal. Podemos perceber que pessoas como Janie, sua mãe, Cabel e muitos outros personagens do livro poderiam existir na vida real, também.
Bem, pessoal, por hoje é só. Espero ter deixado vocês com curiosidade para ler a trilogia.
Um abraço!! :)