domingo, 26 de maio de 2013

"Finale", Becca Fitzpatrick

Fitzpatrick mal chegou com Hush-Hush e já partiu levando consigo Finale, o último livro da sua série de anjos caídos. Durante esses quatro livros, ela soube impressionar – enervar – e agradar os leitores apaixonados pelo casal Patch e Nora, que muitas vezes precisaram passar por altos e baixos para finalmente ficarem juntos. Mas a questão é: para quem não leu Finale, o que esperar do livro? Faça o seguinte: não espere nada. Não importa quantas vezes você imagine, o final da série não vai ser como você imaginou. Becca foi completamente imprevisível no enredo do quarto livro. Você não vai conseguir adivinhar o que vai acontecer no fim. Fato.

 Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch.
Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado... 


E como podem dar errado! Em toda a trama, nada – absolutamente nada – sai do jeito que Nora e Patch planejaram, tanto no campo positivo, quanto no negativo. Faltavam menos de 50 páginas para o livro acabar e nada da história se resolver, até piorar, o que me deixou desesperada.
No quesito personagens, Fitz foi boa como sempre, mas dessa vez, oprimiu algumas boas figuras (como a Vee, que poderia ter sido mais útil a história, dar mais ação ao enredo) e destacou outras que provavelmente muita gente não suporta (como a Marcie, que muito atrapalhou Nora durante as suas missões impossíveis). Porém, pessoas como o Scott “saíram muito bem na foto” ao fim de Finale (redundância?), pois foram chave de ouro para o desfecho da história.
Realmente não tem muito o que falar sobre Finale sem dar spoiler, mas aqui vão algumas curiosidades sobre a série que vocês vão adorar saber:
  1. 1.   Becca sobre Hush-Hush: “Quando procurei por um título para Hush, Hush, procurei por uma palavra que significasse algo do tipo sigiloso ou secreto. Folheando pelo dicionário avistei a palavra “Hush”, que significa manter encoberto. Pensei que fosse um título bem apropriado, já que há muitas, muitas coisas que Patch esconde de Nora no livro."
  2. 2. O modelo que representa Patch na capa de Sussurro tem 22 anos e se chama Drew Doyon.
  3. 3. O personagem de Patch foi baseado num rapaz que Becca Fitzpatrick conheceu na sua juventude (e ela deve ter se apaixonado por ele, pois convenhamos, ela o conhece muito bem!).


Bem, galera, é isso aí. Hush-Hush vai deixar saudade, principalmente se não for transformado – e quem sabe estragado – em algum filme. Os personagens evoluíram, principalmente Nora, que ficou muito mais madura e decidida. Simplesmente ela fez tudo que tinha que ser feito, sem ficar precisando de Patch pra tudo. Isso deixou um gostinho bom quando terminei a última página do livro. Tipo, felicidade plena. 

Nenhum comentário: