domingo, 26 de maio de 2013

"Amor Assassino", Bruna Pereira Caetano

Logo aviso: não, não é uma história Crepusculeana. Na verdade, pra quem leu Amor Assassino, essa história é capaz de surpreender - ou decepcionar - o leitor do começo ao final do enredo, mas sem imitar nenhuma escritora famosa. 
Eu nunca imaginei que provaria de alguém tão cruel e ao mesmo tempo tão... doce. Nunca imaginei que viveria uma paixão tão intensa e ao mesmo tempo tão... errada. Mas aqui estou eu, provando mais uma vez dos lábios mais lindos e deliciosos do planeta, que pertencem à pessoa mais incrível do universo. Aqui estou eu, provando de um assassino bem pago e totalmente maravilhoso, pelo qual eu sou completamente apaixonada e que tem que me matar.
A primeira coisa que um cidadão amante de romances tórridos deve pensar ao ler isso é: "uau". E realmente, quando baixei esse e-book (acho difícil encontrá-lo em formato "físico", perambulando por uma livraria) achei que a história tinha tudo para me prender. 
Melissa Martinz é uma garota pertencente a uma família rica, graças ao talento natural do pai para o mercado de cosméticos, que tem uma vida feliz e agradável na cidade de São Paulo. Até que, ao voltar de madrugada de uma festa de 15 anos, após um pressentimento horrível, Melzinha - porque a personagem no livro chora demais, mas é um doce -  encontra sua família assassinada em sua casa, sem nenhuma razão aparente. Para superar o trauma da morte misteriosa de seus pais e do seu irmão, ela vai com sua tia para uma cidadezinha no interior de Minas Gerais reconstruir a vida. Lá, ela faz alguns  amigos e conhece Caio, um cara gatão que rouba toda a sua atenção assim que ele decide aparecer no colégio da cidadezinha. E não preciso dizer que ela se apaixona perdidamente pelo bofe, que faz de tudo para chamar a atenção dela e cativá-la.
Bruna pode ter arrasado na sinopse do livro, mas com certeza pecou no desenvolvimento da história, O tema é original, mas se tivesse sido bem trabalhado, se tornaria épico. Faltou que alguns coadjuvantes (como a Paty e o Fernando) fossem melhor elaborados, que tivessem um papel mais representativo na história. No começo, eles aparecem na vida de Melissa e logo depois  eles somem, como se tivessem sido criados para “tapar” o déficit de personagens.
Para as mentes mais atentas: notaram a influência americana no livro? É comum, por acaso, as pessoas no Brasil se referirem as outras como Srta. + Sobrenome ou Sra. + Sobrenome? O livro é brasileiro, não tem porque colocar cultura americana aí dentro para fingir que certos costumes são do nosso país. Não faz sentido. Momento nacionalista: as pessoas deviam se preocupar mais em mostrar a cultura nacional do que “repetir” aquilo que elas leem nos livros aí a fora. Principalmente os jovens, que estão ingressando cada vez mais no mercado da literatura.
Me decepcionei um pouco também com o fato de não haverem muitas cenas românticas, que era exatamente a proposta do livro – pelo menos foi o que ficou implícito na sinopse. Faltou a riqueza de detalhes, aquela emoção arrebata o leitor quando ele lê uma cena romântica, sabe? Os sentimentos eram superficiais e o trauma que a garota sofreu pareceu superficial aos meus olhos. Talvez se a autora filosofasse um pouco mais sobre a dor de perder alguém, a história ficasse mais profunda.
Porém, não sou só críticas a Amor Assassino. Seria uma grande mentira se eu dissesse que o livro é horrível. Pra ser realista, ele é um romance água com açúcar, pra passar o tempo. É leve, fácil e rápido de ler. Se você gosta desse tipo de livro, vai fundo.  Mas se precisa de algo mais denso, esse não é o livro que você procura. Faça como eu: corra para uma livraria e vá para a seção Romance Apimentado,  em vez de procurar na área Romance Água Com Açúcar.  As experiências vão ser muito melhores. 

2 comentários:

Unknown disse...

Oi gente! Sou a escritora de Amor Assassino. Primeiro gostaria de agradecer a resenha e as críticas, porque elas foram super importantes para que eu aperfeiçoasse a minha escrita, e também aos elogios, que me empenharam muito a continuar perseguindo meu sonho. E pra quem está procurando mais um trabalho meu, atualmente eu escrevo um livro chamado Pandora, disponível com capítulos semanais no site e aplicativo wattpad http://www.wattpad.com/story/42533023-pandora Gostaria de deixar claro que uso tudo o que foi comentado a respeito da minha obra e narrativa para escrever Pandora, e assim garantir a qualidade do livro. Espero que vocês possam lê-lo, que comentem no site o que acham dele, e votem para que mais pessoas tenham acesso a esse meu novo mundo.Obrigada a todos que tiraram um tempinho para ler a minha história

Ester disse...

MEU DEUS SOU SUPER HIPER MEGA FÃ DESSE LIVRO O PRINCIPALMENTE DA AUTORA <3 POREM N ACHO EM LIVRARIA ALGUMA LI PELO MEU CELULAR </3