domingo, 21 de julho de 2013

"A probabilidade estatística do amor à primeira vista", de Jennifer E. Smith

Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto de Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta ao seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversavam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra o que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia. 


Imagine que você mora com seu pai e sua mãe e você tem uma vida aparentemente perfeita, em que todos na sua casa são felizes e realizados, em Connecticut, nos Estados Unidos. Até que o seu pai, que leciona numa pequena faculdade tem a chance de trabalhar em Oxford, mas para isso, precisa se mudar para Londres e manter um contato a distância com sua família. Até aí, tudo bem. Mas imagina se seu pai se apaixona por uma outra mulher - bem mais nova do que ele - e larga a sua mãe, decidindo viver em Londres permanentemente e, a propósito, sua relação com ele deixa de ser a mesma e fica muito mais fria e distante? Pois é essa a situação de Hadley, quando ela tem que partir de NY para ir ao casamento do seu pai que essa suposta mulher - que por acaso nunca viu na vida - e que acredita ter sido o pivô da separação de seus pais e de toda a infelicidade que ela e sua mãe sofreram quando ocorreu o divórcio. 
Para piorar a situação, na véspera do casamento e no dia em que ela tem que pegar o avião, Hadley esquece do livro, vê que seu vestido de madrinha tem as alças curtas demais, corta o dedo, perde o carregador do celular, o passaporte, o dinheiro do pedágio, a rodinha da sua mala emperra e - o grand finale - ela perde o voo para Londres por apenas 4 minutos de atraso (confesso que eu já teria me matado a essa altura do campeonato).
A autora do livro, Jennifer E. Smith
Seu dia estava realmente péssimo, até que ela conhece Oliver ainda no aeroporto, um estudante da Universidade de Yale que, por alguma razão do destino, está com a passagem paga para o mesmo voo da garota e tem uma vaga garantida quase que ao lado dela, no avião. Com um sotaque inglês, que a princípio Hadley zomba em todas as oportunidades possíveis, Oliver consegue fazer a viagem da nossa protagonista a menos atormentante possível, fazendo-a perceber que a visão radical que ela tinha sobre pessoas e relacionamentos estava completamente equivocada. 
Mas o enredo não se concentra somente na viagem, mas nas lições que Hadley aprende sobre o casamento do seu pai e em como é tranquilo seguir em frente diante das mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Resumido em 222 páginas, que relatam exatamente o período de 24 hs da vida da protagonista, Jennifer E. Smith destaca que as pessoas são muito mais do que o que julgamos que elas sejam e que, apesar de todos os problemas que nós temos, sempre haverá uma pessoa tendo que lidar com uma situação pior. 
No mais, A probabilidade estatística de um amor a primeira vista - ufa! - é o tipo de livro para ler sem pressa, na tranquilidade de uma madrugada e que faz pensar em como coisas inacreditáveis podem acontecer conosco em um dia aparentemente normal ou com tudo para ser o pior e mais agitado da sua vida. Inclusive, é complicado não se imaginar em uma maratona pelo aeroporto e de, repente, encontrar o "amor da sua vida" ou qualquer história que uma mente imaginativa possa criar. Enfim,  A probabilidade estatística tem tudo para ser uma narrativa engraçada, leve e envolvente e te fazer parar no tempo e pensar sobre uma vida, como se você estivesse dentro de uma avião conversando com uma pessoa muito mais que agradável. 

2 comentários:

Jennifer Jonson disse...

Só pelo título, gostei!!

Unknown disse...


Oi linda!
Gostei muito da sua resenha.
Parabéns pelo se blog ele é estiloso, tem uma apresentação linda e é cheio de informação útil.
Que o seu final de semana seja ótima!!
Beijokas!

Dé uma passadinha no meu blog, você vai adora ele tanto quanto eu adorei o seu.
Se gostar, me siga. Mas se você não gosta.......
ME SIGA mesmo assim!!! rsrsrs
Beijokas!!

http://viciadasemlivros911.blogspot.com.br